quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Saga do Aparelho - O início.

Não sou a primeira, nem serei a última pessoa no mundo a usar um aparelho ortodôntico. Assim como não sou, de forma alguma, a única a reclamar disso. Mas eu não ligo, afinal, reclamar alivia minhas tensões.
Sei que muitos que vão ler isso usam, ou já usaram aparelho, mas o descrito aqui serão apenas as minhas experiências com este... artefato tão popularizado no mundo moderno.
De qualquer forma... como foi citado no post anterior:
 "Quando eu era criança, a dentista falava pra mamãe não se preocupar, que meus dentes eram tortinhos, mas com o tempo, conforme eu fosse crescendo, eles iriam se arrumar sozinhos. Ok, senhora, aqui estou eu com quase 21 anos, e eles NÃO se arrumaram sozinhos. Let's do something about it."
 E foi isso, basicamente. Um belo dia me vi insatisfeita com a disposição em que meus dentes se encontram e resolvi que queria dar um jeito nisso. Como tudo na vida deve caber no orçamento familiar, lá fui eu procurar por toda e qualquer clínica odontológica e/ou consultório dentário que conseguisse encontrar no guia telefônico. Telefonei pra TODOS que consegui encontrar, o que deve ter dado uma média de uns 50 telefonemas, mais ou menos. E depois de toda essa pesquisa, consegui aliar preço/local/qualidade em um lugar que achei mais propício. Liguei marcando uma avaliação.
Fiz a avaliação, tudo belezinha. Me explicaram quais seriam os procedimentos à seguir. Além do aparelho fixo em sí, ainda precisaria de um outro aparelho móvel, à parte (que eu esqueci o nome agora) pra corrigir um problema em específico, e me permitir por o fixo na arcada inferior, também.

Voltei à clinica alguns dias depois pra assinar um contrato, colocar os separadores, e pegar um encaminhamento pra fazer um "kit" que consiste em uma panorâmica (raio x), fotos e moldes de gesso da arcada dentária. 
Mal sabia eu que aí começaria o meu martírio.



Pra quem nunca viu nem utilizou, os separadores ortodônticos consistem em inocentes anéis de borracha verde (olha a foto aí em cima, cabeção) que são enfiados sem dó entre os seus dentes, pra, como o nome sugere, separá-los.
Imagine que você está com uma catota de caroço de pipoca, ou um pedaço de carne com meio centímetro de espessura, atolado lá atrás (nos dentes de trás, ô imaginação fértil...), e não pode tirar até completar uma semana. Cada refeição se torna uma tortura agoniante, pior que enfiar uma agulha embaixo da unha. Você passa a se alimentar basicamente de purê, sopa, iogurte, polenta, ou qualquer coisa que não exija o uso dos dentes, porque o simples fato de pressionar algo contra eles na tentativa de mastigar, mesmo que seja simplesmente arroz, ja causa uma dor tremenda. Essa fase se torna uma dieta forçada, o que por um lado é bom, mas por outro, nem tanto. Tive que aprender a conviver com isso. Ao menos por uma semana, até poder voltar à clínica pra retirá-los, e colocar as bandas.
Nesse meio tempo, consegui marcar a confecção do kit ortodôntico, e uma consulta em uma dentista conhecida da mamãe, que daria uma espiadinha nos meus dentes à procura de cáries (que não encontrou) di grátis, e me daria por escrito um aval de que estava tudo ok, pra poder seguir tratamento na clínica.

Continua...

13 comentários:

  1. Hahahaha...
    Cara, é um inferno esses tais separadores... eu deveria ter lido este post antes.
    E você ficou por uma semana, puta que pariu!
    Eu fiquei por dois dias e já foi uma agonia...

    Ah, não pude deixar de notar o "tudo belezinha", fiquei imaginando se teria algo haver com o Paulo Brito.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. E eu só usei na parte de cima, na parte de baixo ainda não, porqeu tenho que corrigir um problema com o aparelho móvel antes de poder colocar os brakts embaixo também. Ou seja, em breve terei que usar separadores novamente, na arcada inferior. A tortura vem em etapas!

    (nem relacionei nada com o Paulo Brito, não :3)

    ResponderExcluir
  3. sacooo essa merda de separador to com ele coloquei hj ta duendoo huhuhu

    ResponderExcluir
  4. estou com essas estranhas borachinhas vc falou que e tipo um negocinho da pipoca e a pipocainteira intalada sem poder retitar oinferno nao consigo comer ...

    ResponderExcluir
  5. olá eu coloquei hoje os separadores nos meus ultimos dentes de traz mais não achei tudo isto que dizem pra min foi tranquilo da um serto desconforto mais é só isto pra min foi tranquilo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, também coloquei os meus separadores hoje, mas vou falar a verdade, tb não está doendo nada, concordo com a Josiane, da um certo desconforto mas nada que te incomode. Acho que toda essa tortura que falam vem de cada pessoa, acredito cada pessoa vai reagir de um jeito. Bom agora é só esperar e ver se vou ter alguma reação daqui há uns 2 ou 3 dias...

    ResponderExcluir
  7. É o primeiro dia é tudo sossegado agora a partir dai vem a tortura de não poder comer o dente fica sensível enfim é horrível ;/

    ResponderExcluir
  8. É o primeiro dia é tudo sossegado agora a partir dai vem a tortura de não poder comer o dente fica sensível enfim é horrível ;/

    ResponderExcluir
  9. meu deusssssssssssssssssssssssssssssssssssss doi demais eu nao consigo comer afffffffffffffffffffff esse separador é uma porcaria

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que esse post tem muito tempo. Mas tudo bem, fazem 24 horas que retirei o meu separador e sinceramente eu tive que tomar codeína para suportar, pois cheguei a rolar no chão com a dor.
    Essa é a borrachinha que é foi confeccionada direto das patas do cão. Porque doí muito.

    ResponderExcluir